quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Raças de Porquinhos da Índia

Existem respectivamente várias raças de porquinhos, a baixo verifique a que você mais gosta!



Pêlo Curto


O pêlo de um porquinho de pêlo liso, como o próprio nome indica, não tem qualquer redemoinho. É liso e curto. Deve mostrar um crescimento na horizontal (da cabeça para trás). Os porquinhos de pêlo liso são também chamados de pêlo normal, porque são também os mais comuns. É o tipo de pêlo original da raça selvagem de porquinhos. 


English Crested


  
Um English Cresred é um porquinho com pêlo curto e uma coroa na testa. Esta coroa é a única diferença entre o crested e o de pêlo liso. A coroa do English Crested deve ter a mesma cor que o resto do corpo. Esta raça é originária, como o nome indica, da Inglaterra. 


American Crested


 
Os American Crested são muito similares aos English Cresteds. A única diferença é a cor da coroa. Os Cresteds Americanos têm sempre uma coroa branca. Esta raça é originária, como o nome indica, da América. 


Abissínio (ou Frisado)



O Abissínio é a mais velha de todas as raças de criação e é originário da Inglaterra. O pêlo é curto e áspero. Abissínios de pêlo sedoso não seguem o standard. O animal deve ter entre 8 a 12 redemoinhos, que devem estar ordenados simetricamente ao longo do corpo. Animais com menos redemoinhos não são aceites como standard de criação. Nos porquinhos jovens, o pêlo é mais sedoso e torna-se mais áspero com o crescimento.


Rex


 
O Rex é um porquinho-da-índia com pêlo muito curto 'espetado'. No peito o pêlo é encaracolado e isso também acontece no bigode. Esta raça vem de Inglaterra. O pêlo dos jovens bébés é ainda sedoso, mas com o tempo torna-se áspero. Quanto mais áspero, melhor a qualidade do Rex. Diz-se que são porquinhos-da-índia muito calmos e de temperamento amigável.


Somali



O Somali é um Abissínio rex. Este tipo de porquinho é uma mistura entre Rex e Abissínio e é conhecido como Somali na Austrália. Esta raça é mais ou menos desconhecida na Europa e mesmo na Austrália não é oficialmente reconhecida ainda. 


Teddy Americano (US-Teddy)



O US Teddy é muito similar ao Rex e normalmente é um pouco difícil de distingui-los. Os Teddys são porquinhos-da-índia com pêlo muito curto 'espetado'. No peito o pêlo é liso e encaracolado no bigode. Mas geneticamente a raça não tem nada a ver com o Rex. Esta raça é originária da América. 


Teddy Suiço (CH-Teddy)



Também o Teddy Suiço é uma raça de pêlo encaracolado. Mas este tem o pêlo mais comprido (+/- 6 cm). Esta raça é originária da Suiça e não está relacionada com o US Teddy ou o Rex. 


Ridgeback

O Ridgeback apareceu recentemente na Inglaterra. As suas características são pêlo liso com um crista distinta nas costas. O pêlo é curto. Geneticamente estão próximos dos Abissínios. 

Peruano Pelo Curto



Alguns criadores da Alemanha estão a tentar criar porquinhos com as características dos Peruanos, dois redemoinhos no lombo e um no pescoço. São a versão peruana de pêlo curto. Não são ainda reconhecidos como uma raça, mas os criadores estão com esperança que isso aconteça brevemente. 


Curly



A variação de pêlo curto do Lunkaria é chamada de Curly. Curlys originalmente têm dois remoinhos nas ancas, o que provem de terem sido cruzados com Peruanos. Nos nossos dias os criadores criam o Curly sem essas cristas também. Não são ainda reconhecidos como uma raça, mas os criadores estão com esperança que isso aconteça brevemente. 


Peruano


 
O Peruano é a mais velha das raças de pêlo comprido e foi desenvolvido originalmente em França. Os Peruanos têm dois redemoinhos no lombo, uma longa franja e uma barba distinta nas bochechas. Muito frequentemente podem ser encontrados peruanos com redemoinhos a mais, mas isso é um erro e esses animais não podem ser mostrados em concursos. 



Sheltie


 
Os Shelties são porquinhos de pêlo liso comprido. Não têm qualquer caracol. Os pêlos na cara são curtos e não têm franja. Os Shelties Americanos têm o nome de Silky. 


Coronet


 
Os Coronets são originários de cruzamentos entre Shelties e Crested Pigs. Esta raça é relativamente nova e vem de Inglaterra. Os Coronets têm pêlo liso comprido e a típica coroa na cabeça. O cabelo da face é curto, mas podem ter bochechas com barba. 


Texel


 
O Texel é uma das novas raças de porquinhos de pêlo comprido desenvolvida na Inglaterra. A raça provém de cruzamentos entre Sheltie e Rex. O Texel tem pêlo comprido e encaracolado, mas sem ondas. Na face o pêlo é curto e áspero. Uma pequena barba também é desejada. O pêlo no peito é encaracolado. Bons caracois no peito quando o animal é jovem, indiciam um exemplar de boa qualidade em adulto. Se o pêlo for apenas ondulado, então o animal não tem qualidade para entrar em concursos. 


Alpaca



O Alpaca vem de cruzamentos entre Texel e Peruanos. Tem pêlo comprido encaracolado e duas ondas nas costas, bem como uma franja. Esta raça é originária da Inglaterra. 


Merino



Os Merinos são originalmente um cruzamento de Coronet com Texel. Eles têm pêlo comprido encaracolado e uma coroa. 


Angorá


 
O Angorá não é actualmente reconhecido como uma raça, mas muitos criadores fazem criação deste tipo de porquinho. É uma variedade de Abissínio de pêlo comprido.
Na Austrália existente uma raça equivalente chamada de Sheba Mini Yak, que só é oficialmente reconhecida ali. O pêlo do Sheba não deve ser mais longo que a distância ao chão. 


Mohair



Um Mohair é um Angorá com pêlo encaracolado. É originário do cruzamento do Angorá com o Texel. Como o Angorá, o Mohair não é oficialmente reconhecido.


Lunkarya



Lunkaryas são originárias da Suécia onde em 1986 o primeiro porquinho com a nova mutação foi descoberto. Nos últimos dezoito anos os criadores escandinavos desenvolveram as raças que carregam essa nova mutação. O Lunkaria á algo similar ao Texel, um porquinho da índia com pêlo comprido e encaracolado, mas neste caso a mutação responsável pelo pêlo encaracolado é dominante. 


Outras



Desde há algum tempo que existem raças sem pêlo. Os chamados Skinny Pigs e Baldwin. Estas raças são muito sensíveis, por causa da falta de protecção que o pêlo oferece. Os Baldwins são completamente desprovidos de pêlo. Quanto aos Skinny Pigs continuam a ter o seu bigode e algumas partes com pêlo. Estas duas raças não são (por sorte) reconhecidas como tipo de criação standard. Pensamos que este tipo de criação não deve ser suportada. (Mais sobre Skinnies e Baldwins aqui: Skinny e Baldwin )

Ainda existem os Cuys. Eles são da América do Sul e são usados como carne na alimentação índigena. Estimam-se que no momento existem 70 milhões de Cuys em toda a América do Sul com destino ao mercado alimentar.
Eles são muito maiores (ca.2,5 - 3,5 Kg) do que um porquinho-da-índia normal. Os Cuys também existem em diferentes tipos de pêlo e cores. Geralmente eles são muito mais tímidos e agressivos que os porquinhos.
Existem ainda alguns parentes distantes da família de porquinhos-da-índia, como o porquinho-da-índia selvagem e o porquinho-anão (Microcavia australis).


 

É isso ai pessoal. Até a próxima...espero vocês! Társis(TS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário